segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

"Uma Casa na Escuridão", de José Luís Peixoto

   Afirmo-o constantemente, e esta vez não é exceção: José Luís Peixoto é um narrador sem comparação no panorama literário português contemporâneo, e Uma Casa na Escuridão apenas confirma o seu enorme talento. 
   O narrador, que é escritor, vive na casa dos seus pais, um casarão com vista para uma montanha, acompanhado pela sua mãe, já algo envelhecida e apática, e pela escrava miriam, empregada pessoal da família, e filha da anterior escrava, que é quem trata dos assuntos da casa. Num final de verão, este é arrebatado pelo surgimento de uma mulher, que ele considera ser o amor da sua vida. Mas este acontecimento dá-se de uma forma insólita: a mulher que o arrebata apenas existe dentro dele, e estes apenas interagem quando o narrador a escreve nas suas páginas em branco. Depois de umas noites de escrita febril, o narrador visita o seu editor na prisão, apresentando-lhe aquele que poderá ser o seu próximo livro. No entanto, é surpreendido pelos seus próprios sentimentos próximos do ciúme quando o editor lê aquela que está dentro de si. Então, decide não partilhar mais com o editor as suas palavras. Após o regresso do seu melhor amigo, o príncipe de calicatri, a quem confidencia os seus novos sentimentos, um senhor violinista apresenta-se em casa do narrador para dar a conhecer aos habitantes da casa a música. A música leva a que a mãe do narrador desperte da sua letargia, e esta convida o violinista a ficar com eles na casa, proposta que ele aceita. O narrador experimenta alguns momentos de felicidade, com os seus sentimentos por aquela que está dentro de si e com a sua mãe novamente desperta. No entanto, três trágicos acontecimentos, simultaneamente inesperados e inevitáveis, levam todos os habitantes e o narrador a serem sugados por uma espiral de melancolia e apatia que apenas poderia culminar num final tão lúgubre quanto arrebatador. 
   José Luís Peixoto é um simbolista exímio. Todo o livro tem uma tonalidade associada, criada e reforçada pelas imagens e descrições que o autor faz, tanto do tempo como dos objetos. Tudo, desde a trama central até aos acontecimentos que movimentam a narrativa, é uma expiação simbólica de sentimentos inexprimíveis por palavras que não as escritas. Isto é bem patente na autoidentificação do narrador com o autor através das parecenças biográficas elementares (a orfandade paterna, a publicação de um livro, etc.). Ao estilo saramaguiano, o romance é, igualmente, uma densa parábola, uma alegoria sobre a barbárie e a redenção associadas à civilização. O tom e os símbolos que enquadram a narrativa servem brilhantemente esta intenção alegórica, com imagens de brutalidade e inocência simultâneas, gerando no leitor sentimentos antitéticos de profunda beleza e de sombria tristeza, num equilíbrio delicado que poucos conseguem atingir como José Luís Peixoto. A metatextualidade característica da obra deste autor não é tão vincada neste romance como em outros, mas não deixa de estar presente, nomeadamente na sua subtil autoidentificação com o protagonista. A técnica de escrita, como é apanágio de José Luís Peixoto, é o fluxo de consciência, não havendo qualquer distinção formal entre a narração e o discurso direto dos personagens. Regressando agora ao simbolismo, aplicado aos percursos dos personagens, há dois símbolos que nos chamam a atenção. O primeiro é a omnipresença de uma multidão de gatos pretos na casa, desde a primeira página do romance, evidenciando o tom sombrio que marcará a narrativa através da simbologia corrente do gato preto. O segundo é uma revelação de enredo, mas julgamos conseguir expô-lo sem revelações substanciais. Aquando das invasões (o símbolo da barbárie), os protagonistas são mutilados e desapossados das suas faculdades distintivas, símbolo da destruição da identidade. O narrador sofre particularmente com a sua mutilação, tornando-se para sempre um ser incompleto, já desapossado daquela que está dentro dele, apenas encontrando algum consolo ou alento na inocência redentora da infância (simbolizada por crianças). Mais uma vez cremos estar perante uma metáfora de caráter geral sobre a civilização recolhida do âmago mais profundo do autor, baseando-nos na autoidentificação do autor com o seu protagonista. Não se trata de um romance de consumo fácil. Nós mesmos lemos este romance com um vagar mais exigente. Mas reemergimos da profundidade iluminados, e com a sensação de termos lido um autor no pico da sua criatividade literária. O que não deixa de ser curioso, visto que este é apenas o segundo romance publicado por José Luís Peixoto, sendo o primeiro uma obra prima em igual medida, como já referimos neste blog.
   Em suma, mais uma obra arrebatadoramente brilhante de um autor ímpar na literatura portuguesa contemporânea.  
 
Citações:
 
"Isto é o que se vê quando fechamos os olhos e continuamos a ver: a cor negra e os pequenos seres de luz que a habitam. E não se consegue olhar fixamente nem para o negro, nem para a luz. Os pontos ou as linhas ou as figuras de luz fogem da atenção. O negro é tão absoluto, tão profundo e tão infinito que o olhar avança por ele sem encontrar um lugar onde possa deter-se. Mas, naquela noite, comecei a distinguir algo dentro desse negro."
 
"Do outro lado, árvores e, depois, o oceano: a distância infinita, porque não havia sequer horizonte, o oceano misturava-se com o céu e não se conseguia distinguir o oceano do céu, não se conseguia dizer ao certo se toda aquela distância era apenas o oceano, ou apenas o céu, ou apenas o vazio infinito a avançar na distância da morte."
 
"O céu negro como o meu interior. E o céu, negro, negro, negro, rasgou-se como se todo o céu e toda a sua escuridão fossem um pano negro sobre o mundo. O céu rasgou-se num ruído de rochas a afastarem-se depois de milhões de anos. E o céu gritou um trovão que era a voz do mundo e da escuridão, um trovão que era a voz de todo o sofrimento do mundo. Um grito de terror. O céu e o mundo a dizerem um grito negro que explodia dentro de mim."
 
 
 
Pontuação: 9.9/10
 
 

Gonçalo Martins de Matos

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